BANDEIRA
Esquartelada de verde e prata (de branco por ser tecido), cordões e borlas de verde e prata, haste e lança doiradas, o escudo assenta em bandeira esquartelada.

O VERDE
Representa os campos e significa a esperança, a liberdade e a abundância nas colheitas.

A PRATA
(de branco por se tratar de tecido) representa a riqueza da humildade no servir das gentes de Folgosa ao longo de gerações.

ESCUDO
Vermelho, tendo ao centro uma esfera (que representa a terra) de oiro e negro, tudo assente sobre a mão direita do divino Salvador, de carnação, e acompanhada em chefe por duas folhas de fetos, de prata postas em asna, à dextra, uma roda dentada, de prata, e à sinistra uma enxada do mesmo metal.
Coroa mural de três torres em prata, como freguesia que é sotoposto, listel branco com as palavras a negro: Folgosa da Maia.
A esfera assente na mão do divino Salvador é uma referência à devoção das gentes ao seu santo padroeiro, e representa a protecção divina do Santo Salvador aos seus fieis, principalmente aos de Folgosa. S. Salvador foi também, em tempos, nome da actual freguesia de Folgosa.
Os fetos são uma alusão às origens do nome da freguesia, em tempos Felgosa, termo que significa abundância de fetos.
A roda dentada representa o crescente desenvolvimento que se tem vindo a verificar nesta freguesia.
A enxada simboliza a lavoura e as actividades agrícolas de tradições seculares e meio de subsistência das gentes de Folgosa; é também símbolo de fertilidade e de prósperas colheitas, como é tradição dos campos desta freguesia.
O vermelho simboliza devoção total na luta contra o mal e a generosidade na ajuda constante ao próximo, que são os valores máximos dos homens e mulheres desta freguesia.
O oiro, como metal precioso que é, simboliza nobreza, lealdade e fé das gentes desta terra.
A prata simboliza a humildade das gentes de Folgosa que pretendem contribuir para a riqueza e desenvolvimento desta terra.

SELO BRANCO
Circular, tendo ao centro as peças do brazão, sem indicação dos esmaltes, todo envolvido por dois círculos concêntricos entre os quais aparecem os dizeres: « Freguesia de Folgosa da Maia».

 
 
 
Junta Freguesia de Folgosa da Maia © Copyright (2006)