COMUNICADO Nº 6 - COVID-19
FUNERAIS (atualização 01/04/2020)

Estado de Emergência em Portugal e a crise pandémica Coronavírus obriga ao ajustamento de medidas (Decreto n.º 2-A/2020 de 20 de março, que regulamenta a aplicação do estado de emergência efetuada pelo Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020 de 18 de março). Com fundamento na verificação da situação de calamidade pública ocasionada pela pandemia Covid-19 e, conforme recomendações da Autoridade de Saúde do ACeS Maia / Valongo, relativa à realização de funerais no concelho da Maia, a Junta de Freguesia de Folgosa informa: - Os profissionais que realizam os funerais e todos os outros envolvidos, nomeadamente familiares, devem estar informados sobre o risco potencial de infeção durante a sua realização. - O caixão deve manter-se fechado durante o funeral. - O número de pessoas presentes nas cerimónias fúnebres deve ser o mais reduzido possível, de modo a que possa ser garantido o distanciamento social preconizado na atual situação de emergência (pelo menos 2m de distância). - Estão autorizados a participar no funeral apenas familiares mais próximos, em número reduzido – 10 pessoas. - Não podem participar nas cerimónias fúnebres pessoas com sintomatologia respiratória e/ou sofram de doença crónica ou que sejam portadoras de Covid-19 positivo. Estas medidas estarão em vigor por tempo indeterminado, podendo ser alteradas a qualquer momento, de acordo com o desenrolar da situação e com as recomendações e/ou indicações das autoridades. Proteja-se a si, a sua família e a toda a comunidade.